domingo, 9 de dezembro de 2012

Fernando Sabino

Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte, no dia 12 de outubro de 1923. Aprendeu a ler em casa, na adolescência trabalhou como interlocutor de rádio e escreveu para várias revistas da cidade.

Em 1940, começou a Faculdade de Direito, mesma época em que iniciou trabalho como redator no jornal “Folha de Minas”. Em 1941, publica no Rio de Janeiro, o livro de contos “Os Grilos não Cantam mais", seu primeiro lançamento literário. 


Em 1942, trabalhou na Secretaria de Finanças de Minas Gerais e como professor de português. Em 1943, é nomeado oficial de gabinete do secretário de Agricultura do Estado.


Em 1944, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro e passa a trabalhar como oficial de Registro de Interdições e tutelas da Justiça. Em 1946, forma-se em direito e viaja para os Estados Unidos com Vinícius de Moraes. Morou em Nova York por dois anos, trabalhando no Consulado Brasileiro.

Em 1956, lança o livro “Encontro Marcado”, obra editada até no exterior. Em 1957, decide viver somente da escrita, lançando livros e escrevendo para os jornais.

Em 1964, é contratado por João Goulart para trabalhar em Londres, a permanência na Inglaterra o fez correspondente da Copa de 1966 para o Jornal do Brasil.

Fernando Sabino faleceu no dia 11 de outubro de 2004, em sua casa no bairro de Ipanema, após uma grande luta contra um câncer de fígado.



                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário