sábado, 16 de junho de 2012

Walcyr Carrasco


   Walcyr Carrasco nasceu numa cidadezinha no interior de São Paulo chamada Bernardino de Campos, em 1° de dezembro de 1951. Dos 3 aos 15 anos, morou e estudou em Marília. Depois de terminar o 1° e 2° graus, mudou-se para a capital São Paulo e estudou no antigo Colégio de Aplicação da USP. Formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
   Durante muito tempo, trabalhou como jornalista nas revistas Veja e Isto é e nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Diário Popular. Ao mesmo tempo iniciava uma carreira de escritor com histórias para a revista infantil Recreio.
   Com 28 anos, Walcyr Carrasco publicou seu 1° livro: Quando meu irmãozinho nasceu. Começou a escrever também livros infanto-juvenis como, Vida de Droga, A corrente da Vida e O selvagem. Também passou a fazer adaptações e traduções de vários livros como, Os miseráveis, Viagem ao centro da Terra, Contos de Andersen, além de muitos outros...
    Walcyr Carrasco também se dedicou ao teatro. Seu 1° texto a ganhar palco foi a comédia O terceiro beijo. Entre as peças de sua autoria estão Até que o sexo nos separe e Êxtase.
   Estreou na televisão quando escreveu a novela Cortina de Vidro, em 1989, para o canal SBT. Começou a escrever novelas para Rede Globo em 2000 e algumas delas tiveram grande repercussão, como foi o caso de "O Cravo e a Rosa” (2000), “A Padroeira” (2001), “Chocolate com Pimenta” (2003) e “Alma Gêmea” (2005) e “Sete Pecados” (2007).
   Esse grande escritor brasileiro tomou posse na Academia Paulista de Letras, em 2008 e continuou a escrever e adaptar livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário