domingo, 9 de dezembro de 2012

Comentário

Clara, seu blog está muito legal! Através dele passo a saber mais das suas vivências no colégio, como a viagem a Borda do Campo, e das suas percepções dos autores dos livros que você tem lido.
Acho muito bacana este aprendizado de postar textos no blog! Um meio atual, que desperta o maior interesse dessa moçada, exercitando o pensar, reviver, transcrever experiências, emoções e aprendizados!
Parabéns à professora Maria de Lourdes pela idéia e iniciativa desta prática!
Seus alunos e pais só têm a ganhar!

Beijos,
Patricia

Fernando Sabino

Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte, no dia 12 de outubro de 1923. Aprendeu a ler em casa, na adolescência trabalhou como interlocutor de rádio e escreveu para várias revistas da cidade.

Em 1940, começou a Faculdade de Direito, mesma época em que iniciou trabalho como redator no jornal “Folha de Minas”. Em 1941, publica no Rio de Janeiro, o livro de contos “Os Grilos não Cantam mais", seu primeiro lançamento literário.

Em 1942, trabalhou na Secretaria de Finanças de Minas Gerais e como professor de português. Em 1943, é nomeado oficial de gabinete do secretário de Agricultura do Estado.

Em 1944, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro e passa a trabalhar como oficial de Registro de Interdições e tutelas da Justiça. Em 1946, forma-se em direito e viaja para os Estados Unidos com Vinícius de Moraes. Morou em Nova York por dois anos, trabalhando no Consulado Brasileiro.

Em 1956, lança o livro “Encontro Marcado”, obra editada até no exterior. Em 1957, decide viver somente da escrita, lançando livros e escrevendo para os jornais.

Em 1964, é contratado por João Goulart para trabalhar em Londres, a permanência na Inglaterra o fez correspondente da Copa de 1966 para o Jornal do Brasil.

Fernando Sabino faleceu no dia 11 de outubro de 2004, em sua casa no bairro de Ipanema, após uma grande luta contra um câncer de fígado.

domingo, 11 de novembro de 2012

Excursão a Borda do Campo

Era sexta-feira, dia 26. Todo 6° ano faria uma viagem ao Seminário São Miguel, onde a história do livro Pin acontece.
  A viagem estava muito animada e demorada, mas enfim chegamos, famintos.
  Nós almoçamos, fomos conhecer o colégio e fazer algumas dinâmicas. Nessas dinâmicas discutimos sobre o medo, fantasmas e assombração.
  Depois, chegou a hora do nosso tempo livre, em que passamos o resto da tarde aproveitando o lugar.
  A noite chegou e nossa maior aventura iria começar. Toda a turma entrou na mata com lanternas acesas. Nós iriamos para um cemitério! Era noite de lua cheia. Eu e meus amigos éramos os últimos do grupo e estávamos com muito medo, todos de mãos dadas encarando aquele desafio.
  Um de nosso instrutores, João Martins resolve parar e fazer uma roda, em que todos apagariam sua luzes para ver e escutar a natureza. Fiquei com muito medo, mas quando apagamos as luzes, vi que nem era tão escuro...
  Depois de um minuto continuamos nossa caminhada até o cemitério com as lanternas acesas. Chegando lá, fizemos uma oração e entramos. Ele era bem diferente do que eu imaginava. Não era tão assustador...
  Mas o pior de tudo ainda estava por vir... Estávamos saindo do cemitério e uma música de terror começa a tocar. De repente aparece um homem de branco todo iluminado! Senti muito medo, na verdade todos sentiram medo! Depois que nos acalmamos descobrimos que esse homem era o autor do livro!
  Voltamos junto com ele até o seminário. Lá fizemos algumas perguntas para ele, jantamos e depois fomos dormir.
  No dia seguinte, tomamos café da manhã e logo depois fomos caminhar até a fazenda da Borda do Campo. O sol estava muito forte. Na fazenda conhecemos as senzalas dos escravos e uma linda capela. Tiramos várias fotos e depois voltamos pela estrada num grande calor.
  Chegamos no Seminário com sede e calor. Todo mundo se trocou e foi nadar na piscina.
  Estava na hora de arrumar as coisas para voltar à Belo Horizonte. Depois das malas prontas, almoçamos e iniciamos a viagem de volta.
  Já em Belo Horizonte, quando meus pais foram me buscar me fizeram várias perguntas sobre o passeio. Respondi que ele foi muito divertido e medonho e que gostei muito de ter ido!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vinícius de Moraes

Marcus Vinícius de Mello Morais nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1913. Desde cedo, já mostrava interesse por poesia. Ingressou no colégio jesuíta, Santo Inácio, onde fez os estudos secundários. Entrou para o coral da igreja, onde desenvolveu suas habilidades musicais. Em 1929, iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro, porém em  1933, no ano de sua formatura publica "O Caminho Para a Distância" e acaba não exercendo a função de advogado.
  Trabalhou como censor cinematográfico ate 1938, quando recebe uma bolsa de estudos e vai para Londres (Inglaterra). Estudou inglês e literatura e trabalhou na BBC londrina até 1939.
  Vinícius de Moraes se casou nove vezes e teve cinco filhos. Em 1943 é aprovado no concurso para Diplomata. Vai para os Estados Unidos, onde assume o posto de vice-cônsul em Los Angeles. Escreve o livro "Cinco Elegias". Serviu sucessivamente em Paris, em 1953, em Montevidéu, e novamente em Paris, em 1963. Volta para o Brasil em 1964. É aposentado compulsoriamente em 1968, pelo Ato Institucional Número Cinco.

Já no Brasil novamente, Vinícius se dedica à poesia e à música popular brasileira. Fez várias parcerias e trilhas sonoras, além de suas participações em shows e gravações com cantores e compositores importantes como Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Dorival Caymmi, Maria Creuza, Miúcha e Maria Bethânia. O Álbum Arca de Noé foi lançado em 1980 e teve vários intérpretes, cantando músicas de cunho infantil. Esse Álbum originou um especial para a televisão.
   A produção poética de Vinícius passou por duas fases: a primeira é carregada de misticismo e profundamente cristã; já a segunda fase, vai ao encontro do cotidiano, e nela se ressalta a figura feminina e o amor.
  Vinícius de Moraes faleceu em sua cidade natal em 09 de julho de 1980, devido a problemas decorrentes de isquemia cerebral.

Algumas de suas obras:

• Ariana, a Mulher - poesia

domingo, 16 de setembro de 2012

Frei Betto

Carlos Alberto Libânio Christo nasceu em 1944,  na cidade de Belo Horizonte - MG. Filho de um cronista do jornal Estado de Minas e de uma autora de livros sobre culinária, manifestou desde cedo a vocação para a escrita. Em 1965, entrou para o convento dos dominicanos, onde se tornou frade. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.

Já como jornalista, trabalhou na Revista Realidade e no jornal Folha da Tarde desafiando a censura do regime militar, porém com suas publicações foi preso de 1969 até 1973. Foi a partir de um livro publicado nesse período que ganhou renome nacional e internacional. Com o livro Batismo de sangue, de 1983, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil.

Algumas de suas obras publicadas:

• Castas da prisão, 1974;
  • O fermento na massa, 1981;
  • O dia de Ângelo, 1987; Essa escola chamada vida, 1988 (em parceria com Paulo
  • Freire e Ricardo Kotscho); A menina e o Alfabetto, autobiografia escolar, 2002.

Viagem de Avião

Minha primeira viagem de avião foi uma das viagens mais marcantes que já fiz!
  As férias de verão já haviam começado e o não novo já tinha passado. Iria para um resort no Nordeste, chamado Arraial d’ajuda. Na época, tinha sete anos, mas mesmo assim me lembro da ansiedade que estava para fazer essa longa viagem.
  Tudo estava pronto! Iríamos, eu, meu pai, minha mãe e minha irmã para o aeroporto. A viagem aconteceria à noite e minha empolgação não deixou fechar meus olhos.
  Ao chegar ao aeroporto, tudo mim era novo, não sabia para onde ir, o que fazer... Só seguia meus pais para lá e para cá.
  A uma de antecedência já havia passado e estava na hora de levantar vôo. De mãos dadas com meus pais, estava indo em direção do avião. Ao começar a subir as escadas, senti medo e também entusiasmo. A aeromoça me cumprimentou com tanta tranqüilidade que eu me senti bem mais segura, pois isso fez parecer que não era uma grande aventura mas apenas uma viagem à Porto Seguro.
  Sentei nos bancos e meu coração explodiu. Olhava pela janela e via outros aviões, mas o avião já iria decolar e eu teria que ficar na devida posição. Todas as explicações foram dadas e o avião já iria subir.
  Ele se mexeu e logo saiu do chão. Essa parte para mim foi a mais legal, pois é muito rápido e me surpreendeu! Já no alto olhava para baixo e via varias casinhas com suas luzes acesas.
   Logo depois chegou o lanche: pãozinho, amendoim e bebida. Assim soube que o meio da viagem passara e que logo estaria em Porto Seguro.
  No fim da viagem o pouso também me surpreendeu! Foi como levantar só que para baixo.
  Adorei a viagem! – Era sempre o que dizia. Gostei muito e queria fazer novamente. Já no aeroporto peguei as malas e um taxi e estava indo para o resort. O que não sabia era  que o resort era uma ilha e eu teria que pegar uma balsa ainda. Já não sentia medo, pois já tinha viajado de avião e agora encararia qualquer coisa!
  Cheguei  no hotel cansada, já eram 2 horas da manha. Dormi pensando no dia seguinte.
   Essas férias foram inesquecíveis. La eu comi varias  delicias, nadei muito, aprendi a fazer castelos de areia, vi vários siris e peixes alem de ter feito vários amigos! Também fui a um parque aquático e brinquei muito!
   Nunca vou me esquecer dessa viagem... fiquei lá um pouco mais de uma semana e a volta para casa não foi muito diferente da ida para a cidade, porém viajei em dois aviões e foi durante o dia.
  Adorei essa viagem!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Festa da Família ¨Santuário da Vida¨

Festa da Família
¨Santuário da Vida¨
Realização: Colégio São Paulo
Apoio:  Lar imóveis e Cultura Inglesa
Educação que passa pelo coração!

A festa aconteceu no dia 11 de agosto, das 9 horas até ás 14 horas.
As famílias participaram de varias oficinas e tiveram a oportunidade de ver varias apresentações, além de comer guloseimas e aproveitar MUITO! O principal objetivo da festa foi de proporcionar a convivência entre os familiares!
Opiniões de pais, professores, orientadores e alunos:

Claudia: ¨ Muito animada um momento importante de confraternização das famílias.¨
Marinalva: ¨Um dos eventos mais importantes da escola,porque a família é um grande alicerce da vida.¨
Patrícia: ¨Ótima, divertida e interessante acho as apresentações interessantes, mas não gosto da ideia de brinquedos com água no frio e a data ser próxima ao dia dos pais, acho que as pessoas podem ter outros compromissos.¨

Renata:¨ A festa está linda, pais animados e participativos, a festa tem como objetivo proporcionar uma convivência melhor entre os membros da família.¨

Guilherme: ¨Está legal estou adorando o futebol de sabão, após receber o convite não imaginava que a festa seria tão grandiosa e divertida.¨

Direção da Notícia:

Somos 4 garotas apaixonadas pela festa da família e fizemos o trabalho com muito esforço este blog é um meio de comunicação educativo e queremos agradecer a todas as entrevistas e se não pode ir este ano vá o ano que vem será melhor a cada ano.